Cada vez mais recorrente, a sustentabilidade é uma discussão fundamental para o desenvolvimento e progresso responsáveis. Pensando nisso, a Girardi preparou cinco dicas especialmente direcionadas à construção civil consciente. Confira:

 

  1. Garanta o cumprimento de normas reguladoras

A execução de um projeto exige acompanhamento e atenção constantes. Certifique-se de que a construtora escolhida por você segue as normas de responsabilidade civis e os requisitos sustentáveis referentes à eficiência hídrica, energia e atmosfera, materiais e recursos, conforto ambiental, inovação e projeto e crédito regional. Para tanto, você pode contar com o auxílio de um profissional arquiteto ou engenheiro civil.

 

  1. Meça o consumo de energia

Evite o consumo excessivo de energia. Estude possibilidades naturais sustentáveis para a ventilação, iluminação e limpeza de ambientes durante o desenvolvimento do projeto. Adote medidas de reaproveitamento de recursos – como painéis solares, cisternas e geradores eólicos – que se adequem ao ambiente ou terreno em questão.

 

  1. Adapte-se ao conceito Green Building

O conceito Green Building visa a utilização de processos sustentáveis ao decorrer de toda a construção, operação e concepção de determinado projeto. Além de gerar benefícios sustentáveis, a técnica de produção Green Building reduz custos e não causa danos à saúde de operários. Na natureza, os impactos de construção e manutenção são mínimos e renováveis.

 

  1. Aposte em softwares e aplicativos

 O auxílio de softwares e aplicativos específicos pode otimizar o desempenho do arquiteto ou engenheiro civil responsável pelo planejamento do projeto, além de reduzir potencialmente o consumo de papel e o excesso de documentos impressos. A exatidão proporcionada pelo reforço tecnológico também garante uma redução significativa no valor final da produção.

 

  1. Descarte resíduos adequadamente

O descarte correto de resíduos provenientes da obra faz parte essencial do processo de gerenciamento sustentável. As técnicas de descarte podem variar de acordo com a amplitude e complexidade de cada construção – envolvendo triagem, aterros e até mesmo programas de gestão ambiental. Destinar materiais adequadamente resulta no reaproveitamento de recursos e reduz custos de coleta, beneficiando construtores e principalmente o meio ambiente.

 

Preocupadas com a expansão de projetos ecologicamente corretos, as lojas Girardi foram as primeiras empresas a disponibilizarem o sistemas de descarte gratuitos para lâmpadas fluorescentes (Reciclus) em Chapecó. 

 

Unir-se é a melhor maneira de lutar em prol do planeta. Comece apoiando atitudes sustentáveis!

 

© 2019 Todos os direitos reservados
Concepção Doss Propaganda